O que significa a parábola
das dez virgens?
Creio que o número cinco na Bíblia nos fala de
responsabilidade humana. Pelo menos ele aparece muito associado a isso. São
cinco os livros dados a Moisés de todas as coisas que os homens deveriam
cumprir. São dez os mandamentos: Cinco da responsabilidade para com Deus e
cinco para com o próximo. Considerando que ‘virgem’ é uma figura da Igreja,
creio que as cinco virgens prudentes nos falam da responsabilidade do
testemunho que foi deixado nas mãos dos homens. As outras cinco nos falam do
testemunho que não tem o azeite, isto é, considerando que o azeite é uma figura
de unção do Espírito Santo, tratase da esfera de profissão cristã, dos que apenas
professam ser cristãos, como a falsa noiva de Apocalipse (a meretriz). Quando o
Noivo vem, somente as que são reais entram para a sua presença. As outras
virgens recebem a sentença: Nunca vos conheci. Não penso que cinco seja o número
das esposas do Cordeiro, pois há uma noiva no sentido coletivo da Igreja. Na
verdade nas Escrituras o Senhor aparece como tendo duas esposas. Da primeira
ele se divorciou por sua infidelidade (Ez 16; Jr 3:8), mas voltará a recebê-la.
É sua esposa terrenal, Israel. A outra, que ele apresentará a si mesmo como
virgem pura somos nós, Igreja. Cantares nos fala do amor do Senhor por sua
primeira esposa, Israel. O Salmo 45 é a profecia desse matrimônio do Senhor com
Israel no futuro.
============================================================================================================================================================
O que significa “fogo
estranho”?
Nadabe e Abiú foram
mortos por terem entrado na presença de Deus com “fogo estranho” em seus incensários.
O que seria o “fogo estranho”? Simplesmente as suas próprias obras. O incensário
devia ser aceso, usando se para isso brasas tiradas do próprio altar do sacrifício.
Nadabe e Abiú acenderam seus incensários com fogo que eles mesmos produziram, e
foram mortos. O acesso à presença de Deus só pode ser através do altar; através
do sacrifício de Cristo. Qualquer que tentar ter acesso à presença de Deus com
base em suas próprias obras não subsistirá. As brasas tinham que ser tiradas do
altar onde o cordeiro havia sido queimado. A adoração e o louvor, e as orações,
que hoje oferecemos a Deus como incenso de aroma suave, só podem entrar na sua presença
se forem produzidas em nós pelo sacrifício de Cristo; pelo fogo que um dia
consumiu a oferta: o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
========================================================================================================================================
O que significa o
arrebatamento?
O arrebatamento não
pode ser confundido com a vinda de Cristo a este mundo, pois no arrebatamento
ele não chega a descer até o mundo; somos nós que subimos e vamos encontrá lo “nos
ares”, “nas nuvens”. Então estaremos no céu para a celebração das bodas do Cordeiro
(leia 1 Ts 4:17; Jo 14:2-3; Ef 5:25 27; Ap 19:7 9), para então virmos COM
CRISTO em poder e glória em sua vinda (Ap 19:14 — compare com Ap 19:8), para
reinarmos com ele (Ap 5:10; 3:21; 20:6; 2 Tm 2:12; 1 Co 4:8; Lc 19:17-19). O
versículo que você citou em 2 Ts 1:7 10 poderá ser mais bem entendido se você
completar o que diz no versículo 7 com o que está em Judas 1:14: “Eis
que é
vindo o Senhor com milhares de seus SANTOS”; Zacarias 14:5: “Então
virá
o Senhor meu Deus, E TODOS OS SANTOS contigo, ó
Senhor”.
Creio que os “santos” que estes versículos falam somos nós que fomos
previamente arrebatados. A ordem em 2 Tessalonicenses é a seguinte: a) 2 Ts 2:7
— O mistério da injustiça, que operava no tempo do apóstolo, ainda opera hoje; b)
2 Ts 2:3 — A igreja professa (cristandade) torna se apóstata, ou seja, vai
abandonando a verdade (veja também Lc 18:8; 2 Tm 3:1 8); c) 2 Ts 2:6, 7 — É
tirado o que resiste, ou seja, o Espírito Santo que hoje habita na igreja, o
qual impede a plena manifestação do diabo neste mundo. Obviamente, a igreja é
tirada junto, pois está selada pelo Espírito. (1 Ts 4:14 17). d) 2 Ts 2:8 10 —
O iníquo é revelado (também Dn 7:8; 9:27; Mt 24:15; Ap 13:2 10); e) 2 Ts 2:8 —
Cristo vem em glória, com seus anjos e santos, para destruir o iníquo (2 Ts
1:7; Jd 14; Zc 14:5; Ap 19:11 21). Evidentemente, 1 Ts 5 fala da vida do Senhor
para o mundo, ou seja, ele vem como um ladrão (para nós ele vem como o noivo; nós
o estamos esperando. Para o mundo, que não o espera, será como a vinda de um
ladrão à noite). O mesmo assunto é tratado em 2 Pe 3:9 14. A palavra “aguardando”
no versículo 14 está conectada ao que “aguardamos” no versículo 13, ou seja, os
novos céus e a nova terra, e não que devemos esperar pela vinda do Senhor para o
mundo como ladrão.
Em 1 Tessalonicenses 4, quando o Senhor vem buscar os seus,
há “alarido”, para acordar os que morreram em Cristo, há a “voz do arcanjo”,
que parece ser o próprio Senhor na forma como ele aparecia para os santos do
Antigo Testamento, ou seja, como um arcanjo, e a cuja voz aqueles santos já estão
familiarizados, ressuscitando assim, e há a “trombeta de Deus” que encerra a
dispensação da graça de Deus, e creio ser a mesma trombeta de 1 Coríntios 15,
conectada com ressurreição. Não se deve confundir esta trombeta com a última
das sete trombetas de Apocalipse 11:15 18, as quais serão soadas no fim da
tribulação, quando Cristo virá dos céus (na vinda de Cristo) para tomar posse
do reino neste mundo. Também não se deve confundir com a trombeta soada em Mt
24:30 31 e Is 27:13, que se refere à reunião de Israel, pelos anjos, após a
vinda de Cristo.
====================================================================
Você acredita que é
possível melhorar este
mundo?
Quando falamos de
conversão, falamos de algo que vai muito
além das circunstâncias, do aqui e
agora. Neste sentido é muito
interessante olhar o panorama bíblico do
alto. Nele você descobre que Deus já
testou a humanidade de diversas maneiras
até desistir de esperar alguma coisa do homem.
Essas diferentes maneiras de Deus tratar
com o homem costumam ser chamadas
de dispensações. No Éden o homem foi
provado em inocência e caiu (pecado),
sendo expulso do Paraíso (juízo).
Tendo
adquirido a consciência, se degradou em
extremo (pecado), e apenas uma família
creu que Deus poderia destruir a Terra
com um dilúvio (juízo) e entrou numa
arca. Noé era para dar início a
uma nova civilização a partir de sua família,
os únicos que creram em Deus então. Mas Noé se embriagou, ficou nu e mais uma vez foi provado que o homem era falho. Mesmo assim, a Noé foi dado o governo, ou seja, a autoridade a um homem para governar sobre outros homens. Foi aí também que foi colocado medo nos animais para fugirem dos humanos, que passaram a comê-los (antes todos aparentemente eram vegetarianos- Gn 9:2). A pena de morte foi instituída nessa época por Deus. (Gn 9:6).
Tendo
falhado na inocência, na consciência, na
autoridade (ou governo), Deus provou o
homem com uma promessa (a história de
Abraão, que não confia e tem um filho da
serva) e depois com uma lei (os dez
mandamentos, que já estavam sendo
transgredidos mesmo antes de Moisés
descer da montanha com as tábuas de
pedra).
Tendo desistido do homem, Deus
mesmo Se fez homem na Pessoa de Cristo e veio até aqui para revelar o único Homem realmente perfeito em todos os aspectos. Ao invés de tentar melhorar o ser humano, Deus iria fazer tudo de novo, novas criaturas ou uma nova criação em Cristo.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
(2
Co 5:17) A conclusão é que Deus não quer consertar, mas fazer algo novo. Só que é algo de cima para baixo, não de baixo para cima. É uma ação de Deus, não uma ação do homem. A propósito, quando Cristo morreu na cruz, o véu que havia no templo de Jerusalém e impedia a entrada das pessoas ao santo dos santos (o lugar da presença de Deus) foi rasgado de cima para baixo. Deus iria permitir a entrada do homem na sua presença, começando pelo Homem Jesus.
Portanto, não há uma solução possível
para o mundo atual, ao menos uma solução
de melhorar alguma coisa. Mas há uma
solução para o ser humano, e não por
algo que ele possa fazer por si mesmo,
mas por algo que Deus já fez. O boi deve
ir à frente do carro para a coisa
funcionar. Veja a ordem das coisas nesta
passagem de Efésios 2: 8 “Porque
pela graça
sois salvos, por meio da fé;
e isto não
vem de vós,
é dom de Deus.” 9
“Não
vem das obras, para que ninguém
se glorie;” 10 “Porque
somos feitura sua, criados em Cristo
Jesus para as boas obras, as quais Deus
preparou para que andássemos
nelas”.
Primeiro, a salvação, que é pela fé e não depende de qualquer obra, justamente para ninguém se gloriar de que mereceu. É aí que entra o significado da palavra “graça” ou favor imerecido. Algo que Deus faz sem merecimento da parte do homem.
Depois de salvo, depois de transformado
numa nova criatura em Cristo Jesus, há
obras que Deus preparou para serem
feitas. Mas são obras dele, e os cristãos
não passam de instrumentos. Quando você
vê um quadro bem pintado dá o mérito ao pincel ou ao pintor? Assim é com as boas obras que os cristãos fazem (ou deveriam fazer).
=======================================================================================
O mundo está realmente
perdido?
Vou direto ao
assunto: Sua opinião é que o mundo ainda não está perdido e que Deus preparou
algo de bom para o globo terrestre. A verdade é que a nossa opinião não tem
nenhum valor nas coisas concernentes ao futuro, pois este só Deus conhece.
Posso embarcar em um avião confiando plenamente que, por ser tão bonito e
moderno, ele não vá cair, mas você sabe que pode bem acontecer.
No entanto,
isto é apenas uma conjectura, pois ninguém disse se o avião irá cair ou não.
Mas no caso deste mundo, Deus deixou avisado na Bíblia o que vai acontecer. E
as profecias bíblicas tem uma margem de acerto de 100%, pois muitas das coisas profetizadas
no Antigo Testamento já se cumpriram exatamente como preditas. Vou dar um
exemplo. Existe no Antigo Testamento uma profecia de que a cidade de Tiro seria
arrasada, lançada no mar e suas muralhas iriam se tornar um enxugadouro de
redes para os pescadores (Ezequiel 26).
Depois que foi feita a profecia,
Nabucodonosor II cercou a cidade por 13 anos e depois a tomou, destruindo a.
Porém a cidade era, na verdade, dividida em duas partes: uma maior no
continente, e outra fortificada numa ilha defronte à cidade. Nabucodonosor
conseguiu tomar e destruir a cidade no continente, mas, por sua dificuldade, não
conseguiu destruir a cidade fortificada na ilha. Até aí, a profecia havia sido
cumprida somente em parte. Em 332 AC, Alexandre, o Grande, atacou a cidade
fortificada e, para chegar até ela, fez com que os soldados lançassem ao mar as
muralhas da cidade destruída por Nabucodonosor, fazendo, assim, um caminho
ligando o continente à ilha.
O que não era possível fazer com seus navios,
Alexandre conseguiu construindo este istmo sobre o qual seu exército podia
passar. Hoje esse caminho de pedras ainda existe e é usado pelos pescadores da
região para enxugadouro de redes. E, acerca deste mundo, a Palavra de Deus tem
também várias profecias.
Eis uma delas: “Os
céus
e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se
guardam para o fogo, até
o dia do juízo,
e da perdição
dos homens ímpios...
Mas o dia do Senhor virá
como o ladrão
de noite; no qual os céus
passarão
com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão,
e a terra e as obras que nela há,
se queimarão” (2 Pe 3:7
10). Está claro? Evidentemente! Resta a cada um preparar se para o “algo melhor”
que Deus tem preparado para os que recebem a Cristo como Salvador. Você pergunta
por que de tantos rosários, figas, budas, terços, etc., se Deus é um só. A
resposta é que nada disso foi dado por Deus, e sim são invenções de homens. Se
você buscar em Deus e na sua Palavra o conhecimento, certamente estará então com
uma bússola segura a indicar o seu destino eterno.
====================================================================
Existem profetas hoje?
Quanto à existência
de profetas nos dias de hoje, creio que em Efésios 2:20 temos uma evidência de
que eles não mais existem. Pelo menos no sentido de profetas do Novo
Testamento, que supriam uma necessidade que não temos hoje. Eles não tinham
ainda a Bíblia completa como nós temos, a completa revelação de Deus. Era um
período de transição e recebiam a Palavra diretamente de Deus.
Por isso,
juntamente com os apóstolos (que não mais existem) formaram o fundamento ou
alicerce da Igreja, sobre o qual somos hoje colocados como pedras vivas. Hoje
vemos a profecia no sentido de se falar por Deus, ou seja, quando alguém está
falando a Palavra de Deus, conforme está na Bíblia, está profetizando. Mas isto
é bem diferente das revelações que eram dadas aos profetas do Novo Testamento.
Nada mais falta para nos ser revelado, pois se faltasse, a Bíblia estaria
incompleta.
________________________________________________________________________
Como enfrentar as
tentações?
Enquanto estivermos
neste mundo estaremos sujeitos à carne, a qual sempre foi má e nunca poderá ser
melhorada. Quando uma pessoa crê no Senhor Jesus Cristo, ela não melhora sua carne,
e nem a Bíblia diz que devamos fazer isto. A pessoa recebe uma nova natureza,
nascida de Deus, e deve, isto sim, mortificar a carne, ou seja, considerá la
morta (Rm 8:13, Cl 3:5). Não devemos lutar contra a carne, pois isto é um
trabalho do Espírito (Gl 5:17). Devemos sim andar no Espírito (Gl 5:16). Muitos
caem quando tentam lutar contra sua própria carne, mas isto é um erro.
Enquanto
estivermos lutando contra a carne com suas concupiscências, estaremos ocupados com
ela, e fatalmente acabaremos caindo. Quando não ligamos para nossa carne, ou
seja, quando consideramos os seus apelos como vindos de um homem morto (nossa
velha natureza) e nos mantemos cheios da Palavra de Deus, cheios de pensamentos
de louvor e gratidão a Deus, acabamos por esquecer a carne com seus feitos. Seremos
tentados sempre enquanto estivermos aqui, mas Deus nos dá forças para vencermos
as tentações.
E se caímos, é porque quisemos cair; o poder para não cairmos está
sempre ao nosso alcance (1 Co 10:13), e ao invés de nos entristecermos ao
sermos tentados, devemos nos lembrar de que é mais uma ocasião que Deus permite
para sermos bem aventurados (Tg 1:12). Todo pecado começa em nossa própria
mente (Tg 1:13 15), portanto devemos manter nossa mente sempre cheia da Palavra
de Deus. Muitos ficam tanto tempo lutando contra o mal, que nunca se ocupam com
outra coisa além do mal. Imagine dois crentes passando por um corredor onde estão
coladas nas paredes dezenas de fotografias pornográficas. Um deles atravessa
aquele corredor lendo a sua Bíblia, ocupado com as maravilhas de Deus. O outro,
para a cada foto para fazer uma crítica e denunciar o horror e o pecado que aquelas
fotos podem ocasionar.
Evidentemente, aquele que lia sua Bíblia, passou mais
depressa pelo corredor e estava tão ocupado com Cristo que nem reparou nas
fotos. O outro, tão ocupado em criticar o pecado e tentar combatê lo,
demorou-se em passar por ali e, mesmo sendo a sua intenção de denunciar o mal e
combatê lo, não se ocupou nem um minuto sequer com as coisas de Deus.
Esteve o
tempo todo ocupado com o pecado. Mantenha sua mente ocupada com as coisas de
Deus e aproveite todas as tentações como se fosse um lembrete para louvar a
Deus pelo seu grande amor. Se todas as vezes que for tentado, começar a cantar
hinos de louvor, ou a fazer orações de ações de graças a Deus, Satanás tentará
arranjar outro meio de fazê lo tropeçar, pois estará vendo que os seus ataques
só estão fazendo com que você se lembre de que está na hora de louvar o Senhor.
________________________________________________________________________
Quem são os anjos
caídos?
Creio que Gênesis 6:2
nos fala de anjos (veja também “filhos
de Deus” com o mesmo sentido em Jó 8:4
7), os quais deixaram sua habitação (Jd
1:6) e são guardados em prisões até o juízo.
Deus não perdoou os anjos que pecaram (2
Pe 2:4) e como em Judas é feita menção a Sodoma, pode ser que a natureza do seu pecado aponte para Gênesis 6:2, ou seja, a concupiscência e insubordinação (2 Pe 2:10; Jd 1:6 8). Juntando tudo, ao que parece, alguns anjos tomaram a forma humana e uniram se às mulheres, dando estas à luz filhos. Uma nova raça de “super homens”, por assim dizer, surgiu sobre a Terra.
Varões valentes (Gn 6:4). Satanás sabia que da semente da mulher viria aquele que lhe esmagaria a cabeça (Gn 3:15). Caim logo demonstrou não ser aquele que era esperado, mas Abel teve aceitação da parte de Deus e certamente Satanás está por detrás do ato de Caim que matou seu irmão.
Mas Deus reiniciou a linhagem daqueles que haviam de invocar o nome do Senhor na pessoa de Sete (Gn 4:26). A tática de Satanás parece haver mudado então e, ao invés de destruir um ou outro varão nascido de mulher, procurou corromper a linhagem humana, usando as mulheres para gerar uma raça poderosa neste mundo, porém mesclada com a semente de anjos caídos.
É bom que se compreenda que estas linhas são apenas alguns pensamentos e não podemos transformá los em dogmas ou doutrinas. Há irmãos que não entendem assim e citam Mateus 22:30 para demonstrar que os anjos não se casam. Eu, particularmente, concordo que no estado original eles não possam fazê lo, mas acredito que poderiam fazê lo caso tomassem a forma humana.
E pode ser que a referência feita em Judas acerca de haverem deixado sua habitação não queira dizer simplesmente o lugar onde habitavam, mas também o seu tabernáculo, isto é, a sua forma original (no sentido de corpo). Se for o que realmente aconteceu, então Deus tinha, no dilúvio, também um propósito de preservar a linhagem humana sem que houvesse uma mescla satânica nas pessoas que viessem a nascer.
________________________________________________________________________
Que significado tem o
sábado para o cristão?
A primeira vez em que
o Sábado é especificamente mencionado nas Escrituras é em Êxodo 16:23, depois que
o maná foi dado dos céus; mas fica evidente que o Sábado teve sua origem na
santificação e bênção do sétimo dia após os seis dias de trabalho da criação. Aparentemente
existia uma divisão semanal de dias até a época do dilúvio, pois isto é
mencionado em conexão com Noé. Também vemos em Marcos 2:27 que o sábado foi
feito para o homem.
Era uma instituição que expressava a misericordiosa
consideração de Deus para com o homem. As palavras “descanso” e sábado na passagem
em Êxodo não possuem artigo, por isso a sentença pode ser traduzida “Amanhã é
descanso, Sábado santo para o Senhor”. Assim, nos versículos 25 e 26 não existe
artigo, o que acontece no versículo 29.
Posteriormente o sábado foi
definitivamente incluído nos dez mandamentos, capítulo 20:8 11 de Êxodo, e ali é
feita referência ao fato de Deus haver descansado no sétimo dia após a obra de
criação, sendo esta a base da instituição. O sábado tinha um lugar peculiar em relação
com Israel, e assim em Levítico 23, nas festas de Jeová, nas santas convocações,
o Sábado de Jeová é mencionado primeiramente como mostra da grandiosa intenção
de Deus. Deus havia libertado Israel da escravidão do Egito e, portanto,
ordenou que guardassem o sábado (Dt. 5:15).
O sábado era o sinal da aliança de
Deus para com eles e pode ser que o Senhor Jesus, ao ofender várias vezes aos judeus
por não guardar o sábado (do ponto de vista deles) por atos de misericórdia que
ele praticava prenunciava a aproximação da dissolução da aliança da lei (Êx 31:
13- 17; Ez 20:12-20). O sábado era um prenúncio do descanso ao qual deveria
entrar o povo de Deus, mas por causa do pecado daqueles que se dirigiam para a
terra prometida, e a desprezavam, Deus jurou em sua ira que não entrariam no
seu descanso (Sl 95:11).
Deus tem o propósito de introduzir o seu povo (Israel)
no seu descanso, para o qual permanece ainda a guarda do sábado (Hb 4:9). O sábado
nunca foi dado às nações da mesma forma que o foi para Israel, e dentre os
pecados citados contra os gentios, nunca é mencionada a transgressão do sábado.
No entanto, parece ser um princípio do governo de Deus sobre a terra que homens
e animais devessem ter um dia em sete para o descanso do trabalho, pois todos o
necessitam fisicamente.
O sábado cristão é designado como sendo o dia do
Senhor, e é tão distinto do sábado legal judaico como a abertura, ou primeiro
dia, de uma nova semana é distinta do término ou encerramento da semana que
passou. O Senhor jazia na morte no sábado judaico; os cristãos têm, no primeiro
dia da semana, o dia da ressurreição. O “Dia do Senhor” é uma expressão que aparece
apenas em Apocalipse 1:10, quando João estava no Espírito no dia do Senhor. Era
o dia da semana no qual o Senhor ressuscitou — trata se do dia da ressurreição
que marca enfaticamente o sábado para o cristão. É o primeiro dia da semana, o
que sugere o início de uma nova ordem de coisas, totalmente distinta daquela
conectada com o sábado da Lei.
No dia do Senhor os discípulos costumavam se
reunir com o expresso propósito de partirem o pão (At 20:7) e, embora não haja
nenhum preceito legalista a respeito, trata se de um dia especialmente
considerado pelos cristãos. Trata se, literalmente, do “dia dominical”, uma
palavra que aparece somente em conexão com a “ceia do Senhor” em 1 Coríntios
11:20 e não deve ser confundida com “o dia do Senhor”, no sentido que aparece
em 2 Pedro 3:10 e outras passagens. (Traduzido de Concise Bible Dictionary).
________________________________________________________________________
Como conviver com o
Há
muitos que passam por tristezas e angústias, e estes sentimentos são compartilhados
por todas as pessoas, algumas em um grau maior e outras em um grau menor. Mas
todos reconhecem possuir dentro de si um imenso vazio. A maioria das pessoas
procura preencher este vazio com diversas coisas, como vícios (imoralidades, bebida,
drogas, etc.), ou mesmo com coisas lícitas como trabalho, dinheiro, família,
filhos, divertimentos, etc. Outros procuram na religião a solução para preencher
o vazio que trazem dentro de si e dar fim à angústia.
Assim se envolvem com
alguma religião e buscam nas suas práticas a atividade necessária para se
esquecerem de sua situação tão miserável. Nada disso poderá preencher o vazio que
o ser humano traz no mais íntimo do seu ser, pois esse vazio é do tamanho de Deus.
É só ele que poderá preenchê lo totalmente, fazendo com que o coração transborde
de paz e alegria. Não uma alegria efêmera e falsa como aquelas que o mundo
oferece, e nem com uma paz que a segurança de uma estabilidade sentimental,
familiar e monetária pode trazer. Não! Deus enche o coração com a sua paz. “A
paz de Deus, que excede todo o entendimento.”. (Fp 4:7). Mas como obter esta paz! O
homem é, por natureza, inimigo de Deus, por causa do pecado que entrou na
humanidade trazendo os seus frutos malignos que podem ser vistos ao nosso
redor, e em nós mesmos. Mas Deus providenciou uma solução para o pecado, e para
o pecador, enviando o seu Filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar. Cristo
carregou o pecado de todo aquele que nele crê, e por ele podemos ter paz com
Deus. Para tanto, é necessário que você se reconheça como sendo mais uma pessoa
cheia de pecado e necessitando de salvação. E com a consciência assim convicta,
aceite ao Senhor Jesus como o seu Salvador, crendo que ele já pagou o preço da
sua reconciliação com Deus.
E receba DE GRAÇA a salvação que ele oferece. Muitos
dos que já passaram por esta experiência de conversão, tendo crido no Senhor
Jesus Cristo para salvação, às vezes ficam surpresos quando se deparam com
dificuldades ou mesmo momentos de tristeza e inquietação. Então começam a ter dúvidas
se realmente a paz que Deus oferece é duradoura ou serve apenas para os momentos
que se seguem à salvação. E com a mente cheia de dúvidas passam a ficar cada
vez mais desanimados. O problema está no fato de que muitas pessoas vêm a
Cristo, buscando em primeiro lugar a satisfação dos anseios de paz e alegria
que existem em seus corações. Quando aceitam ao Senhor Jesus, recebem a salvação
completa: o total perdão dos pecados e um lugar assegurado no céu, junto a ele,
graças à obra que ele consumou na cruz do calvário. Além de tão grandiosa salvação,
recebem ainda, como consequência, alegria e paz em seus corações. Passam a ter
uma nova perspectiva de vida. Mas aí cometem um erro: passam a dar mais importância
aos seus sentimentos do que a Cristo e à sua obra. E quando encontram alguma dificuldade
— e são muitas as dificuldades que o cristão encontra — logo se esquecem de sua
posição celestial e desanimam. Se você ler Êxodo capítulo 15, versículos 23 a
25 encontrará uma lição muito preciosa.
Os judeus haviam estado no Egito como
escravos e foram libertados por Deus após escaparem de um juízo que foi lançado
sobre todo o Egito. O juízo era a morte de todos os primogênitos, exceto os do
povo judeu, desde que cada família matasse um cordeiro sem defeito e passasse o
seu sangue nos batentes da porta de sua casa. O sangue do cordeiro seria o
sinal para que o anjo do Senhor não ferisse aquela casa. Após aquela noite de
juízo e morte para os Egípcios, foi permitido aos judeus saírem do país, e eles
o fizeram para em seguida serem perseguidos pelo exército de Faraó desejoso de
exterminá los. Mas o mar vermelho se abre e o povo passa até a outra margem,
tendo o mar se fechado sobre os perseguidores. Ali estavam os judeus, sãos e
salvos, libertos da escravidão do Egito e do juízo que se abateu sobre aquele
país, graças ao sangue do cordeiro, e seguros, após haverem passado por um
lugar de morte, o fundo do mar. Então começava a peregrinação no deserto e logo
encontraram uma fonte de águas amargas (Mara), onde se puseram a murmurar contra
Moisés. Tudo isto acontece também com todo aquele que crê no Senhor Jesus
Cristo. Toda pessoa, em seu estado natural, é uma serva de Satanás, sendo por
ele escravizada (leia Ef 2:1 3). Quando essa pessoa crê no Senhor Jesus Cristo,
colocando sua fé na obra consumada na cruz, é o mesmo que passar, espiritualmente
falando, o sangue do Cordeiro nos batentes da porta de sua vida.
Assim como
aconteceu com os judeus, ficará livre do juízo que deverá se abater sobre os
pecadores sem Cristo. Tal pessoa é assim liberta das garras de Satanás (Cl
1:13), havendo passado por um lugar de morte, assim como era o fundo do mar,
pois o crente morreu com Cristo (leia Rm 6). Mas onde se encontraram os judeus
após tão grande salvação? Em um deserto! E assim também acontece com o cristão,
pois este mundo não passa de um deserto; nada há de aproveitável para o crente que
é um cidadão celestial (Fp 3:20). Tudo o que os judeus podiam encontrar no
deserto seria o pão vindo do céu (maná) e a água que saía da Rocha (Ex16; 17.
Compare com 1 Co 10:3-4 e Jo 6:31 35; 7:37). Mas antes que os judeus começassem
a experimentar com maior profundidade a desolação do deserto, mas também a completa
suficiência de Deus, eles se deparam com uma fonte de águas amargas. Esta
experiência é comum a todo aquele que crê; logo após sua conversão começa a
perceber que está esfriando aquele gozo inicial e percebe que as águas deste
mundo continuam amargas, mesmo após sua conversão. É que o crente é
transformado ao se converter, mas este mundo não muda nada — continua o mesmo
deserto. Mesmo o seu corpo continua o mesmo, com seus defeitos e marcas do
pecado. Tudo isto são as águas amargas que ele experimentará no seu andar por
este mundo.
Mas como havia solução para as águas de Êxodo 15, também há uma
solução para o cristão. Aos judeus no deserto foi dito que tomassem certo lenho
ou madeiro e o lançasse nas águas, tornando se elas boas para se beber. O que
nos lembra um lenho? A cruz de Cristo! O madeiro onde foi pendurado nosso
Salvador! Do mesmo modo, o único modo de tornar suportável a peregrinação do cristão
neste mundo, transformando suas águas amargas em potáveis, é se apelar para a
cruz. Evidentemente não me refiro a se procurar um pedaço da madeira da qual foi
feita a cruz, e sim no sentido espiritual, o que a cruz significa para o cristão:
um lugar de morte. Aplicar a cruz em nossas vidas significa nos considerar
mortos para as coisas deste mundo no sentido indicado nas passagens em Gálatas
2:20; 5:24 e 14. Significa mortificar todos os nossos desejos e sentimentos,
compreendendo que eles podem nos levar a desviar os olhos daquele que tanto fez
por nós. Finalmente, quando olhamos para nossos sentimentos, é porque não
estamos dando o real valor à Cristo e à sua obra. Achamos que o importante em
nossa conversão foi o fato de termos nos sentido bem, esquecendo nos que o mais
importante foi termos sido libertos das garras de Satanás e feitos filhos de Deus,
destinados ao céu. Quando pensamos na grandiosidade da obra de Cristo e no
quanto custou nossa libertação, nosso coração se enche de gratidão e a nossa
boca de louvor a Deus. Deixamos de nos ocupar com nossos mesquinhos desejos de “nos
sentirmos bem” ou termos tudo e todos a nosso favor. “Tenho
vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições,
mas tende bom ânimo,
eu venci o mundo” (Jo 16:33).
O que significa a parábola
das dez virgens?
Creio que o número cinco na Bíblia nos fala de
responsabilidade humana. Pelo menos ele aparece muito associado a isso. São
cinco os livros dados a Moisés de todas as coisas que os homens deveriam
cumprir. São dez os mandamentos: Cinco da responsabilidade para com Deus e
cinco para com o próximo. Considerando que ‘virgem’ é uma figura da Igreja,
creio que as cinco virgens prudentes nos falam da responsabilidade do
testemunho que foi deixado nas mãos dos homens. As outras cinco nos falam do
testemunho que não tem o azeite, isto é, considerando que o azeite é uma figura
de unção do Espírito Santo, tratase da esfera de profissão cristã, dos que apenas
professam ser cristãos, como a falsa noiva de Apocalipse (a meretriz). Quando o
Noivo vem, somente as que são reais entram para a sua presença. As outras
virgens recebem a sentença: Nunca vos conheci. Não penso que cinco seja o número
das esposas do Cordeiro, pois há uma noiva no sentido coletivo da Igreja. Na
verdade nas Escrituras o Senhor aparece como tendo duas esposas. Da primeira
ele se divorciou por sua infidelidade (Ez 16; Jr 3:8), mas voltará a recebê-la.
É sua esposa terrenal, Israel. A outra, que ele apresentará a si mesmo como
virgem pura somos nós, Igreja. Cantares nos fala do amor do Senhor por sua
primeira esposa, Israel. O Salmo 45 é a profecia desse matrimônio do Senhor com
Israel no futuro.
============================================================================================================================================================
O que significa “fogo
estranho”?
Nadabe e Abiú foram mortos por terem entrado na presença de Deus com “fogo estranho” em seus incensários. O que seria o “fogo estranho”? Simplesmente as suas próprias obras. O incensário devia ser aceso, usando se para isso brasas tiradas do próprio altar do sacrifício. Nadabe e Abiú acenderam seus incensários com fogo que eles mesmos produziram, e foram mortos. O acesso à presença de Deus só pode ser através do altar; através do sacrifício de Cristo. Qualquer que tentar ter acesso à presença de Deus com base em suas próprias obras não subsistirá. As brasas tinham que ser tiradas do altar onde o cordeiro havia sido queimado. A adoração e o louvor, e as orações, que hoje oferecemos a Deus como incenso de aroma suave, só podem entrar na sua presença se forem produzidas em nós pelo sacrifício de Cristo; pelo fogo que um dia consumiu a oferta: o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
========================================================================================================================================
O que significa o
arrebatamento?
O arrebatamento não
pode ser confundido com a vinda de Cristo a este mundo, pois no arrebatamento
ele não chega a descer até o mundo; somos nós que subimos e vamos encontrá lo “nos
ares”, “nas nuvens”. Então estaremos no céu para a celebração das bodas do Cordeiro
(leia 1 Ts 4:17; Jo 14:2-3; Ef 5:25 27; Ap 19:7 9), para então virmos COM
CRISTO em poder e glória em sua vinda (Ap 19:14 — compare com Ap 19:8), para
reinarmos com ele (Ap 5:10; 3:21; 20:6; 2 Tm 2:12; 1 Co 4:8; Lc 19:17-19). O
versículo que você citou em 2 Ts 1:7 10 poderá ser mais bem entendido se você
completar o que diz no versículo 7 com o que está em Judas 1:14: “Eis
que é
vindo o Senhor com milhares de seus SANTOS”; Zacarias 14:5: “Então
virá
o Senhor meu Deus, E TODOS OS SANTOS contigo, ó
Senhor”.
Creio que os “santos” que estes versículos falam somos nós que fomos
previamente arrebatados. A ordem em 2 Tessalonicenses é a seguinte: a) 2 Ts 2:7
— O mistério da injustiça, que operava no tempo do apóstolo, ainda opera hoje; b)
2 Ts 2:3 — A igreja professa (cristandade) torna se apóstata, ou seja, vai
abandonando a verdade (veja também Lc 18:8; 2 Tm 3:1 8); c) 2 Ts 2:6, 7 — É
tirado o que resiste, ou seja, o Espírito Santo que hoje habita na igreja, o
qual impede a plena manifestação do diabo neste mundo. Obviamente, a igreja é
tirada junto, pois está selada pelo Espírito. (1 Ts 4:14 17). d) 2 Ts 2:8 10 —
O iníquo é revelado (também Dn 7:8; 9:27; Mt 24:15; Ap 13:2 10); e) 2 Ts 2:8 —
Cristo vem em glória, com seus anjos e santos, para destruir o iníquo (2 Ts
1:7; Jd 14; Zc 14:5; Ap 19:11 21). Evidentemente, 1 Ts 5 fala da vida do Senhor
para o mundo, ou seja, ele vem como um ladrão (para nós ele vem como o noivo; nós
o estamos esperando. Para o mundo, que não o espera, será como a vinda de um
ladrão à noite). O mesmo assunto é tratado em 2 Pe 3:9 14. A palavra “aguardando”
no versículo 14 está conectada ao que “aguardamos” no versículo 13, ou seja, os
novos céus e a nova terra, e não que devemos esperar pela vinda do Senhor para o
mundo como ladrão.
Em 1 Tessalonicenses 4, quando o Senhor vem buscar os seus,
há “alarido”, para acordar os que morreram em Cristo, há a “voz do arcanjo”,
que parece ser o próprio Senhor na forma como ele aparecia para os santos do
Antigo Testamento, ou seja, como um arcanjo, e a cuja voz aqueles santos já estão
familiarizados, ressuscitando assim, e há a “trombeta de Deus” que encerra a
dispensação da graça de Deus, e creio ser a mesma trombeta de 1 Coríntios 15,
conectada com ressurreição. Não se deve confundir esta trombeta com a última
das sete trombetas de Apocalipse 11:15 18, as quais serão soadas no fim da
tribulação, quando Cristo virá dos céus (na vinda de Cristo) para tomar posse
do reino neste mundo. Também não se deve confundir com a trombeta soada em Mt
24:30 31 e Is 27:13, que se refere à reunião de Israel, pelos anjos, após a
vinda de Cristo.
====================================================================
Você acredita que é
possível melhorar este
mundo?
Quando falamos de
conversão, falamos de algo que vai muito
além das circunstâncias, do aqui e
agora. Neste sentido é muito
interessante olhar o panorama bíblico do
alto. Nele você descobre que Deus já
testou a humanidade de diversas maneiras
até desistir de esperar alguma coisa do homem.
Essas diferentes maneiras de Deus tratar
com o homem costumam ser chamadas
de dispensações. No Éden o homem foi
provado em inocência e caiu (pecado),
sendo expulso do Paraíso (juízo).
Tendo
adquirido a consciência, se degradou em
extremo (pecado), e apenas uma família
creu que Deus poderia destruir a Terra
com um dilúvio (juízo) e entrou numa
arca. Noé era para dar início a
uma nova civilização a partir de sua família,
os únicos que creram em Deus então. Mas Noé se embriagou, ficou nu e mais uma vez foi provado que o homem era falho. Mesmo assim, a Noé foi dado o governo, ou seja, a autoridade a um homem para governar sobre outros homens. Foi aí também que foi colocado medo nos animais para fugirem dos humanos, que passaram a comê-los (antes todos aparentemente eram vegetarianos- Gn 9:2). A pena de morte foi instituída nessa época por Deus. (Gn 9:6).
Tendo
falhado na inocência, na consciência, na
autoridade (ou governo), Deus provou o
homem com uma promessa (a história de
Abraão, que não confia e tem um filho da
serva) e depois com uma lei (os dez
mandamentos, que já estavam sendo
transgredidos mesmo antes de Moisés
descer da montanha com as tábuas de
pedra).
Tendo desistido do homem, Deus
mesmo Se fez homem na Pessoa de Cristo e veio até aqui para revelar o único Homem realmente perfeito em todos os aspectos. Ao invés de tentar melhorar o ser humano, Deus iria fazer tudo de novo, novas criaturas ou uma nova criação em Cristo.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
(2
Co 5:17) A conclusão é que Deus não quer consertar, mas fazer algo novo. Só que é algo de cima para baixo, não de baixo para cima. É uma ação de Deus, não uma ação do homem. A propósito, quando Cristo morreu na cruz, o véu que havia no templo de Jerusalém e impedia a entrada das pessoas ao santo dos santos (o lugar da presença de Deus) foi rasgado de cima para baixo. Deus iria permitir a entrada do homem na sua presença, começando pelo Homem Jesus.
Portanto, não há uma solução possível
para o mundo atual, ao menos uma solução
de melhorar alguma coisa. Mas há uma
solução para o ser humano, e não por
algo que ele possa fazer por si mesmo,
mas por algo que Deus já fez. O boi deve
ir à frente do carro para a coisa
funcionar. Veja a ordem das coisas nesta
passagem de Efésios 2: 8 “Porque
pela graça
sois salvos, por meio da fé;
e isto não
vem de vós,
é dom de Deus.” 9
“Não
vem das obras, para que ninguém
se glorie;” 10 “Porque
somos feitura sua, criados em Cristo
Jesus para as boas obras, as quais Deus
preparou para que andássemos
nelas”.
Primeiro, a salvação, que é pela fé e não depende de qualquer obra, justamente para ninguém se gloriar de que mereceu. É aí que entra o significado da palavra “graça” ou favor imerecido. Algo que Deus faz sem merecimento da parte do homem.
Depois de salvo, depois de transformado
numa nova criatura em Cristo Jesus, há
obras que Deus preparou para serem
feitas. Mas são obras dele, e os cristãos
não passam de instrumentos. Quando você
vê um quadro bem pintado dá o mérito ao pincel ou ao pintor? Assim é com as boas obras que os cristãos fazem (ou deveriam fazer).
=======================================================================================
O mundo está realmente
perdido?
Vou direto ao
assunto: Sua opinião é que o mundo ainda não está perdido e que Deus preparou
algo de bom para o globo terrestre. A verdade é que a nossa opinião não tem
nenhum valor nas coisas concernentes ao futuro, pois este só Deus conhece.
Posso embarcar em um avião confiando plenamente que, por ser tão bonito e
moderno, ele não vá cair, mas você sabe que pode bem acontecer.
No entanto,
isto é apenas uma conjectura, pois ninguém disse se o avião irá cair ou não.
Mas no caso deste mundo, Deus deixou avisado na Bíblia o que vai acontecer. E
as profecias bíblicas tem uma margem de acerto de 100%, pois muitas das coisas profetizadas
no Antigo Testamento já se cumpriram exatamente como preditas. Vou dar um
exemplo. Existe no Antigo Testamento uma profecia de que a cidade de Tiro seria
arrasada, lançada no mar e suas muralhas iriam se tornar um enxugadouro de
redes para os pescadores (Ezequiel 26).
Depois que foi feita a profecia,
Nabucodonosor II cercou a cidade por 13 anos e depois a tomou, destruindo a.
Porém a cidade era, na verdade, dividida em duas partes: uma maior no
continente, e outra fortificada numa ilha defronte à cidade. Nabucodonosor
conseguiu tomar e destruir a cidade no continente, mas, por sua dificuldade, não
conseguiu destruir a cidade fortificada na ilha. Até aí, a profecia havia sido
cumprida somente em parte. Em 332 AC, Alexandre, o Grande, atacou a cidade
fortificada e, para chegar até ela, fez com que os soldados lançassem ao mar as
muralhas da cidade destruída por Nabucodonosor, fazendo, assim, um caminho
ligando o continente à ilha.
O que não era possível fazer com seus navios,
Alexandre conseguiu construindo este istmo sobre o qual seu exército podia
passar. Hoje esse caminho de pedras ainda existe e é usado pelos pescadores da
região para enxugadouro de redes. E, acerca deste mundo, a Palavra de Deus tem
também várias profecias.
Eis uma delas: “Os
céus
e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se
guardam para o fogo, até
o dia do juízo,
e da perdição
dos homens ímpios...
Mas o dia do Senhor virá
como o ladrão
de noite; no qual os céus
passarão
com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão,
e a terra e as obras que nela há,
se queimarão” (2 Pe 3:7
10). Está claro? Evidentemente! Resta a cada um preparar se para o “algo melhor”
que Deus tem preparado para os que recebem a Cristo como Salvador. Você pergunta
por que de tantos rosários, figas, budas, terços, etc., se Deus é um só. A
resposta é que nada disso foi dado por Deus, e sim são invenções de homens. Se
você buscar em Deus e na sua Palavra o conhecimento, certamente estará então com
uma bússola segura a indicar o seu destino eterno.
====================================================================
Existem profetas hoje?
Quanto à existência
de profetas nos dias de hoje, creio que em Efésios 2:20 temos uma evidência de
que eles não mais existem. Pelo menos no sentido de profetas do Novo
Testamento, que supriam uma necessidade que não temos hoje. Eles não tinham
ainda a Bíblia completa como nós temos, a completa revelação de Deus. Era um
período de transição e recebiam a Palavra diretamente de Deus.
Por isso,
juntamente com os apóstolos (que não mais existem) formaram o fundamento ou
alicerce da Igreja, sobre o qual somos hoje colocados como pedras vivas. Hoje
vemos a profecia no sentido de se falar por Deus, ou seja, quando alguém está
falando a Palavra de Deus, conforme está na Bíblia, está profetizando. Mas isto
é bem diferente das revelações que eram dadas aos profetas do Novo Testamento.
Nada mais falta para nos ser revelado, pois se faltasse, a Bíblia estaria
incompleta.
________________________________________________________________________
Como enfrentar as
tentações?
Enquanto estivermos
neste mundo estaremos sujeitos à carne, a qual sempre foi má e nunca poderá ser
melhorada. Quando uma pessoa crê no Senhor Jesus Cristo, ela não melhora sua carne,
e nem a Bíblia diz que devamos fazer isto. A pessoa recebe uma nova natureza,
nascida de Deus, e deve, isto sim, mortificar a carne, ou seja, considerá la
morta (Rm 8:13, Cl 3:5). Não devemos lutar contra a carne, pois isto é um
trabalho do Espírito (Gl 5:17). Devemos sim andar no Espírito (Gl 5:16). Muitos
caem quando tentam lutar contra sua própria carne, mas isto é um erro.
Enquanto
estivermos lutando contra a carne com suas concupiscências, estaremos ocupados com
ela, e fatalmente acabaremos caindo. Quando não ligamos para nossa carne, ou
seja, quando consideramos os seus apelos como vindos de um homem morto (nossa
velha natureza) e nos mantemos cheios da Palavra de Deus, cheios de pensamentos
de louvor e gratidão a Deus, acabamos por esquecer a carne com seus feitos. Seremos
tentados sempre enquanto estivermos aqui, mas Deus nos dá forças para vencermos
as tentações.
E se caímos, é porque quisemos cair; o poder para não cairmos está
sempre ao nosso alcance (1 Co 10:13), e ao invés de nos entristecermos ao
sermos tentados, devemos nos lembrar de que é mais uma ocasião que Deus permite
para sermos bem aventurados (Tg 1:12). Todo pecado começa em nossa própria
mente (Tg 1:13 15), portanto devemos manter nossa mente sempre cheia da Palavra
de Deus. Muitos ficam tanto tempo lutando contra o mal, que nunca se ocupam com
outra coisa além do mal. Imagine dois crentes passando por um corredor onde estão
coladas nas paredes dezenas de fotografias pornográficas. Um deles atravessa
aquele corredor lendo a sua Bíblia, ocupado com as maravilhas de Deus. O outro,
para a cada foto para fazer uma crítica e denunciar o horror e o pecado que aquelas
fotos podem ocasionar.
Evidentemente, aquele que lia sua Bíblia, passou mais
depressa pelo corredor e estava tão ocupado com Cristo que nem reparou nas
fotos. O outro, tão ocupado em criticar o pecado e tentar combatê lo,
demorou-se em passar por ali e, mesmo sendo a sua intenção de denunciar o mal e
combatê lo, não se ocupou nem um minuto sequer com as coisas de Deus.
Esteve o
tempo todo ocupado com o pecado. Mantenha sua mente ocupada com as coisas de
Deus e aproveite todas as tentações como se fosse um lembrete para louvar a
Deus pelo seu grande amor. Se todas as vezes que for tentado, começar a cantar
hinos de louvor, ou a fazer orações de ações de graças a Deus, Satanás tentará
arranjar outro meio de fazê lo tropeçar, pois estará vendo que os seus ataques
só estão fazendo com que você se lembre de que está na hora de louvar o Senhor.
________________________________________________________________________
Quem são os anjos
caídos?
Creio que Gênesis 6:2
nos fala de anjos (veja também “filhos
de Deus” com o mesmo sentido em Jó 8:4
7), os quais deixaram sua habitação (Jd
1:6) e são guardados em prisões até o juízo.
Deus não perdoou os anjos que pecaram (2
Pe 2:4) e como em Judas é feita menção a Sodoma, pode ser que a natureza do seu pecado aponte para Gênesis 6:2, ou seja, a concupiscência e insubordinação (2 Pe 2:10; Jd 1:6 8). Juntando tudo, ao que parece, alguns anjos tomaram a forma humana e uniram se às mulheres, dando estas à luz filhos. Uma nova raça de “super homens”, por assim dizer, surgiu sobre a Terra.
Varões valentes (Gn 6:4). Satanás sabia que da semente da mulher viria aquele que lhe esmagaria a cabeça (Gn 3:15). Caim logo demonstrou não ser aquele que era esperado, mas Abel teve aceitação da parte de Deus e certamente Satanás está por detrás do ato de Caim que matou seu irmão.
Mas Deus reiniciou a linhagem daqueles que haviam de invocar o nome do Senhor na pessoa de Sete (Gn 4:26). A tática de Satanás parece haver mudado então e, ao invés de destruir um ou outro varão nascido de mulher, procurou corromper a linhagem humana, usando as mulheres para gerar uma raça poderosa neste mundo, porém mesclada com a semente de anjos caídos.
É bom que se compreenda que estas linhas são apenas alguns pensamentos e não podemos transformá los em dogmas ou doutrinas. Há irmãos que não entendem assim e citam Mateus 22:30 para demonstrar que os anjos não se casam. Eu, particularmente, concordo que no estado original eles não possam fazê lo, mas acredito que poderiam fazê lo caso tomassem a forma humana.
E pode ser que a referência feita em Judas acerca de haverem deixado sua habitação não queira dizer simplesmente o lugar onde habitavam, mas também o seu tabernáculo, isto é, a sua forma original (no sentido de corpo). Se for o que realmente aconteceu, então Deus tinha, no dilúvio, também um propósito de preservar a linhagem humana sem que houvesse uma mescla satânica nas pessoas que viessem a nascer.
________________________________________________________________________
Que significado tem o
sábado para o cristão?
A primeira vez em que
o Sábado é especificamente mencionado nas Escrituras é em Êxodo 16:23, depois que
o maná foi dado dos céus; mas fica evidente que o Sábado teve sua origem na
santificação e bênção do sétimo dia após os seis dias de trabalho da criação. Aparentemente
existia uma divisão semanal de dias até a época do dilúvio, pois isto é
mencionado em conexão com Noé. Também vemos em Marcos 2:27 que o sábado foi
feito para o homem.
Era uma instituição que expressava a misericordiosa
consideração de Deus para com o homem. As palavras “descanso” e sábado na passagem
em Êxodo não possuem artigo, por isso a sentença pode ser traduzida “Amanhã é
descanso, Sábado santo para o Senhor”. Assim, nos versículos 25 e 26 não existe
artigo, o que acontece no versículo 29.
Posteriormente o sábado foi
definitivamente incluído nos dez mandamentos, capítulo 20:8 11 de Êxodo, e ali é
feita referência ao fato de Deus haver descansado no sétimo dia após a obra de
criação, sendo esta a base da instituição. O sábado tinha um lugar peculiar em relação
com Israel, e assim em Levítico 23, nas festas de Jeová, nas santas convocações,
o Sábado de Jeová é mencionado primeiramente como mostra da grandiosa intenção
de Deus. Deus havia libertado Israel da escravidão do Egito e, portanto,
ordenou que guardassem o sábado (Dt. 5:15).
O sábado era o sinal da aliança de
Deus para com eles e pode ser que o Senhor Jesus, ao ofender várias vezes aos judeus
por não guardar o sábado (do ponto de vista deles) por atos de misericórdia que
ele praticava prenunciava a aproximação da dissolução da aliança da lei (Êx 31:
13- 17; Ez 20:12-20). O sábado era um prenúncio do descanso ao qual deveria
entrar o povo de Deus, mas por causa do pecado daqueles que se dirigiam para a
terra prometida, e a desprezavam, Deus jurou em sua ira que não entrariam no
seu descanso (Sl 95:11).
Deus tem o propósito de introduzir o seu povo (Israel)
no seu descanso, para o qual permanece ainda a guarda do sábado (Hb 4:9). O sábado
nunca foi dado às nações da mesma forma que o foi para Israel, e dentre os
pecados citados contra os gentios, nunca é mencionada a transgressão do sábado.
No entanto, parece ser um princípio do governo de Deus sobre a terra que homens
e animais devessem ter um dia em sete para o descanso do trabalho, pois todos o
necessitam fisicamente.
O sábado cristão é designado como sendo o dia do
Senhor, e é tão distinto do sábado legal judaico como a abertura, ou primeiro
dia, de uma nova semana é distinta do término ou encerramento da semana que
passou. O Senhor jazia na morte no sábado judaico; os cristãos têm, no primeiro
dia da semana, o dia da ressurreição. O “Dia do Senhor” é uma expressão que aparece
apenas em Apocalipse 1:10, quando João estava no Espírito no dia do Senhor. Era
o dia da semana no qual o Senhor ressuscitou — trata se do dia da ressurreição
que marca enfaticamente o sábado para o cristão. É o primeiro dia da semana, o
que sugere o início de uma nova ordem de coisas, totalmente distinta daquela
conectada com o sábado da Lei.
No dia do Senhor os discípulos costumavam se
reunir com o expresso propósito de partirem o pão (At 20:7) e, embora não haja
nenhum preceito legalista a respeito, trata se de um dia especialmente
considerado pelos cristãos. Trata se, literalmente, do “dia dominical”, uma
palavra que aparece somente em conexão com a “ceia do Senhor” em 1 Coríntios
11:20 e não deve ser confundida com “o dia do Senhor”, no sentido que aparece
em 2 Pedro 3:10 e outras passagens. (Traduzido de Concise Bible Dictionary).
________________________________________________________________________
Como conviver com o
________________________________________________________________________________________________
Por que há tantas
denominações
A resposta é que toda essa confusão de igrejas, denominações e seitas que vemos no cristianismo é fruto da desobediência do homem. Cristo só tem uma Igreja, que é aquela que ele comprou com seu precioso sangue. E dela fazem parte todos os que verdadeiramente creem. Mas o homem decidiu separar os crentes por nomes, doutrinas, líderes e costumes, criando suas próprias “igrejas” que são apenas para tristeza de Deus e escândalo para o mundo. Eu, assim como muitos irmãos espalhados por todo o mundo, não pertenço a qualquer denominação ou “igreja” no sentido denominacional. Mas me congrego com outros irmãos somente ao nome do Senhor Jesus Cristo, para aprender da Palavra de Deus, ter comunhão com os irmãos, lembrar o Senhor na sua morte, por meio da celebração da Ceia do Senhor, e também orar, além de cantar hinos de louvor e adoração ao nosso Deus.
________________________________________________________________________________________________
O que preciso fazer para
ser salvo?
Em João 3:16 lemos: “Porque Deus
amou o mundo de tal maneira que deu
o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas
tenha a vida eterna”. O que diz aí? “...
para que todo aquele que não faz tal e tal
coisa não pereça?” Certamente que não
é assim que está. Diz apenas “para que
todo o que nele (em Cristo) CRÊ!”.
O apóstolo Paulo escreveu uma carta
aos crentes da Galácia, os quais
afirmavam que para ser salvo era
necessário não apenas crer em Cristo,
mas também guardar a Lei, ou seja,
praticar determinadas obras. A eles
Paulo responde: “Ó insensatos
gálatas... Só quisera saber isto de vós:
recebestes o Espírito pelas obras da lei
ou pela pregação da fé? Sois vós tão
insensatos que, tendo começado pelo
Espírito, acabeis agora pela carne?”
(Gl 3:1-3).
Só Cristo pode nos salvar, pois morreu
na cruz sendo castigado por Deus Pai no
lugar do pecador. Todo aquele que nele
crê tem a vida eterna, está salvo
eternamente. E isso não depende do que
fazemos ou deixamos de fazer, mas do
que Cristo fez; “e isto não vem de vós, é
dom de Deus” (Ef 2:8). Portanto, a
nossa salvação depende
exclusivamente de Cristo e de Sua
obra; não depende de nós, pois se
dependesse de nós, a glória seria nossa.
Mas, graças a Deus, não depende de nós
que somos pecadores e sempre
propensos a pecar.
Quando um pecador vem a Cristo,
arrependido de seu estado pecaminoso,
isto só acontece por obra do Espírito
Santo em seu coração, pois é o Espírito
Quem nos convence do pecado (Jo
16:8). Então, pela fé, o pecador crê que
Cristo tomou o seu lugar na cruz
carregando o seu pecado (do pecador).
Quando o pecador assim crê, Deus lhe
dá a salvação que é completa; Deus lhe
dá o perdão que também é completo e
esta pessoa nunca mais perderá a
salvação, pois é um dom de Deus (Ef
2:8) e nunca lhe será tirada por Deus
“porque os dons e a vocação de Deus
são sem arrependimento” (Rm 11:29).
Deus não “tira” a salvação do crente, e
ninguém mais pode fazê lo “porque
estou bem certo de que, nem a morte,
nem a vida, nem os anjos, nem os
principados, nem as potestades, nem o
presente, nem o porvir, nem a altura,
nem a profundidade, nem alguma outra
criatura nos poderá separar do amor
de Deus, que está em Cristo Jesus
nosso Senhor!” (Rm 8:38-39).
________________________________________________
Religiões sem Fé
A essência dos ensinamentos de Jesus se transformaram em regras de homens? Hoje, vemos as pessoas dizerem que para servir a Deus é necessário freqüentar uma instituição, ser obediente, não fumar não beber, não se prostituir, ser fiel a instituição e ao líder religioso; ainda associam a prostituição a relacionamento intimo fora do casamento. Pergunto: TAIS afirmações vieram do nosso salvador Jesus Cristo? Ele nos afirmou que seremos discípulos dele, indo para instituições com bíblias debaixo de o braço e participar de culto divino num santuário terrestre? Ou se deixarmos de beber e fumar seriamos seus discípulos? Quando ele fez essas alegações? Será que ser discípulos de Jesus é algo tão superficial? Os ensinamentos do nosso salvador e seus discípulos foram sufocados sim, através dos séculos, como Jesus profetizou doutrinas de homens tomando lugar da lei de Deus.
ESTÁ ESCRITO: “Amando uns aos outros sabereis que sois meus discípulos”, então tudo se simplifica a partir daí, podemos responder fácil essas indagações:
Quanto a um relacionamento: Seria pecado, um relacionamento intimo com a namorada? Vamos analisar: Respondo esta pergunta com outra semelhante, acaso se duas pessoas já casadas, perante a lei dos homens, contudo esse casal mantém intimidade por obrigação e não por amor, estão eles casados perante Deus?
Raciocine agora: Na selva, ou aonde não exista sociedade, um homem constrói uma casa de bambú, e se ajunta com uma mulher, constituiem uma família e ficam para sempre juntos, aos olhos de Deus, eles estão casados? No cartório a gente faz contrato. Na “Igreja” [templo] a gente mostra os que estão “se casando”. Mas tanto no cartório quanto na “igreja” ninguém se casa diante de Deus. Aliás, nenhum homem tem o poder de casar a seu semelhante diante de Deus. Diante de Deus o casamento não ocorre no dia da cerimônia, mas no dia em que assumem a que se amam. A palavra casamento usado para aquela época é diferente da usada nos dias atuais, houve uma transferência de identidade, casamento é a união, quando o homem decide assumir as responsabilidades, quando homem e mulher assumem o seus lugares.
Agora, saiba: Só vale fazer qualquer coisa ou deixar de fazer, se for por amor e em fé. Sem fé a gente se condena em tudo o que faz. sem amor nada aproveita. nada é puro. Portanto, você e eu temos que fazer tudo com fé e amor.
Afinal, Jesus disse que aquele que é Seu discípulo faz tudo com amor. Esta é a obediência aos Seus mandamentos: amar sempre. Assim, você tem apenas que perguntar se você ama a pessoa que você pensa em usar por uma noite apenas. É amor? Ou trair?
Ou se é amor beber até cair ou falar um monte de bobagens? Ou se é amor fazer qualquer coisa que possa deixar a você mesmo mal e outros infelizes?
Ou se é amor beber até cair ou falar um monte de bobagens? Ou se é amor fazer qualquer coisa que possa deixar a você mesmo mal e outros infelizes?
Quanto a fumar e usar drogas: Parece que Fumo e Drogas não se encaixam no contexto acima, logo, se eu não prejudico ninguém com meu fumo e não me falta amor, posso fumar a vontade?
Paulo diz: “Todas as coisas me são licitas, mas nem todas edificam ou me convém. Todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhum delas.”
Fumo e Drogas trazem vícios, todavia existem medicamentos a base de substancias extraídas a partir dessas mesmas drogas, que na medida exata, podem ser proveitosas. A pergunta deve ser feita, Se todas as coisas são licitas a pergunta então seria isso convém? Isso me domina? Tais drogas podem tecer as fibras de sustentação de um bom futuro? Contudo, você não “magoa a Cristo” quando faz qualquer das coisas acima. Sim! Jesus não faz beicinho! Ele já nasceu Deus. Crescido. Você faz mal a você mesmo, ao seu futuro, e, sobretudo, ao seu dia de hoje, no qual são forjadas e reforçadas as suas fibras de ser.
Magoamos a cristo quando Deixamos de fazer o bem ao próximo, a parábola do mendigo Lazaro e o rico deixa bem claro, o rico não foi justificado por omissão de ajuda.
Paulo também disse que não se deve usar a liberdade que temos em Cristo a fim de
se dê lugar a nada que seja contra aquilo que Deus, em Jesus, chama Vida.
Se seu interesse é em Deus, em Jesus e na Vida Eterna, então, é vida que você quer. Ora, se é vida que você deseja ter, então, é de vida que você tem que se ocupar. Assim, não falamos de normas de homens, mas apenas do que Deus chama vida para o homem.
se dê lugar a nada que seja contra aquilo que Deus, em Jesus, chama Vida.
Se seu interesse é em Deus, em Jesus e na Vida Eterna, então, é vida que você quer. Ora, se é vida que você deseja ter, então, é de vida que você tem que se ocupar. Assim, não falamos de normas de homens, mas apenas do que Deus chama vida para o homem.
Quanto a se dever freqüentar uma igreja, digo a você que não necessariamente. Você deve ser parte da Igreja, e você já é, porque crê em Jesus. Assim, você deve congregar-se em algum lugar no qual você seja de fato edificado na fé e no entendimento do Evangelho. Mas freqüentar de modo mágico, como se não indo a desgraça fosse chegar, não, mil vezes não! A igreja não é formada pelo local sagrado, e sim por pessoas, caso não encontre um grupo que esteja de acordo com o evangelho, existe a opção de reunir seus amigos, familiares ou mesmo na rua com um estranho, estando dois ou mais já se faz uma igreja, isso é congregar-se, reunir-se pelo evangelho, não existe a necessidade de um local físico.
Tudo em Jesus tem a ver com vida. Se a freqüência a algum grupo lhe traz graça e vida em Jesus, ajudando você a crescer em fé, amor e entendimento espiritual, então, freqüente aí. Caso contrário busque um lugar que seja assim.
Portanto, sintetizando, a relação antes da cerimônia não é pecado, pecado é a conseqüência de uma relação fora dessa união que vai gerar uma criança indesejada, sem pai, sem condições dignas de sobrevivência, pecado é a conseqüência de um ato fora dessa união, onde uma pessoa se relaciona ocasionalmente com outra magoando uma terceira que estava envolvida com a primeira, Pecado é a conseqüência das atitudes e não pelo ato em si. Pecado é ir apos outros deuses, realizar uma cerimônia litúrgica romana do Deus Mitra. No caso Cachaça e cigarro, cachaça, o mau é o que sai da boca não o que entra, tomar cachaça não é pecado, o pecado é a conseqüência desse ato, criar confusões, falta de sobreidade, maturidade, vícios, e todas as conseqüências dessa ação. Pecado é contra o próximo, pecado é viver sem amor e sem fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário