quinta-feira, 4 de maio de 2017

ESTUDO: A Igreja, O Corpo de Cristo





SENDO MEMBRO

Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. (Romanos 12:4-5). Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. (Efésios 4:12-13) Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Efésios 4:15-16) Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo. (2 Coríntios 5:16)

 

A FUNÇÃO DO MEMBRO



Assim como no Corpo há a manifestação da Igreja de Cristo, também cada membro desse Corpo deseja manifestar sua função, fazendo com que o Corpo funcione perfeitamente. Cada membro no Corpo tem uma função definida e específica estabelecida por Deus (e nem todos os membros têm a mesma operação), para que os membros, os santos, sejam aperfeiçoados e o Corpo de Cristo, a Igreja, seja edificada. O membro não vive para si mesmo, acabou-se toda a sua ideia de individualismo, como observado em 1 Coríntios 12:25 para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. O trabalho é do Corpo e os membros executam esse trabalho para que na operação do conjunto de membros, o Corpo realize a sua obra. Todo o que é nascido de novo tem a vida de Cristo, e, por conseguinte, é membro do Corpo de Cristo, e mesmo se considerando como um dos menores, não deixa de ter particular e específica função nesse Corpo. O individualismo acabou pela libertação do ego e o pensamento dominante é o de ser membro do outro: Romanos 12:5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. Nenhum membro do Corpo é de tal forma, multi-dotado, que possa realizar todas as obras do Corpo sozinho. Ninguém pode realizar a obra que Deus designou a determinado membro, a não ser que o próprio Deus designe outro em seu lugar, por ter sido negligente. O Corpo é um conjunto de membros onde o individualismo dá lugar à individualidade de ser membro um do outro, e todos passam a ter igual importância no Corpo de Cristo: 1 Coríntios 12:14-25. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. A característica básica da nova criatura é refletir externamente aquilo que aconteceu no seu interior. Liberto do ego, do individualismo, e, plenamente cônscio de ter sido inserido no Corpo de Cristo, então, como membro, manifesta naturalmente a sua função nesse Corpo. Caso, isso não se verifique, fica explicito que essa pessoa não vive para o Senhor e tampouco foi liberto interiormente: E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (2 Coríntios 5:15) É preciso enfatizar que não há possibilidade de que alguém que tenha a vida de Cristo, recebida em Sua ressurreição, não seja membro de Seu Corpo, a Igreja, e, por menor que seja, ou se considere, não tenha uma função nesse Corpo. A multiforme sabedoria de Deus, conforme Efésios 3:10 para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus é manifestada através de cada membro do Corpo no exercício de sua função, para que no conjunto, essa informação se torne conhecida dos principados e potestades através da Igreja. O trabalho na Igreja inter-relaciona os membros e os torna interdependentes, pelo fato de serem parte de um Corpo e seus membros em particular: assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. Romanos 12:5, e cada um, em sua função, opera a favor do outro, e ambos para o Corpo: Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. (1 Pedro 4:10) Cada membro do Corpo vê o outro somente como membro desse Corpo, embora possa tê-lo conhecido como homem natural, a realidade agora é que esse novo homem é espiritual, enquanto antes era uma geração de Adão, agora é geração de Cristo: Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo. (2 Coríntios 5:16), tudo se fez novo: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17), inclusive sua vida: Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. (1 Coríntios 15:22); Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20). Quando os membros do Corpo se reconhecem como membros uns dos outro, então eles podem exercer suas funções e manifestar a Igreja de Cristo: do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Efésios 4:16).



A OBRA DE SATANÁS CONTRA A IGREJA


O interesse de Satanás é a desintegração da Igreja de Cristo, ou seja, que os membros estejam agindo fora da autoridade da Cabeça e o mais independente possível. Para sua obra, Deus utiliza a Igreja e não o individuo, onde o Seu poder é manifesto...segundo a justa operação de cada parte... (Efésios 4:16), tornando o Corpo bem ajustado. Satanás lança a discórdia entre irmãos com a finalidade de dividir o Corpo. As murmurações, as contendas são fruto da língua que, por sua vez, é alimentada pelo inferno: A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. (Tiago 3:6). A discórdia entre irmãos é fruto da obra de Satanás na vida deles. Quando um irmão diz que não gosta de outro, ele está de fato dizendo que não gosta da obra de Deus, e assim prevarica contra Deus por não obedecer a Sua ordenança: Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno. (Mateus 5:22), e, por emitir juízo sobre aquilo que Deus fez, torna-se juiz, colocando-se acima do próprio Deus: Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem? (Tiago 4:11-12). Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. (Tiago 5:9). A Igreja é o lugar onde todos os seus membros são de um mesmo parecer, um mesmo sentimento e são unidade: Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer. (1 Coríntios 1:10); Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco. (2 Coríntios 13:11). E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. (João 17:11). A obra de Satanás é fazer com que essa unidade do Corpo seja quebrada, criando dissensões entre seus membros: Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. (1 Coríntios 12:24-25). Quando falta a unidade e aparecem aqueles que querem exercer primazia, serem reconhecidos, cheios de soberba, há um impedimento para a manifestação da Igreja de Cristo, fazendo obras da carne e não aquelas que o Senhor de antemão preparou, desde a fundação do mundo, para ser exercida pela Igreja: Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja. (3 João 1:9-10). Satanás induz os filhos de Deus a se dividirem, incitando opiniões, gerando contendas entre eles por coisas que, aparentemente, são do próprio âmbito da Igreja, ou mesmo, pode ser tomado como de algum valor doutrinário, e nada mais são do que “laços” que visam quebrar a unidade do Corpo: Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloe que há contendas entre vós. Quero dizer, com isso, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. (1 Coríntios 1:11-12). Porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens? (1 Coríntios 3:3). O entendimento do conceito fundamental de unidade é à base do funcionamento da Igreja, e essa unidade é o próprio Deus, que reinando absoluto em cada membro do Corpo, trás como consequência a harmonia entre todos e a vida do Corpo.



Jader Charles Malafaia

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