O homem é composto de
alma e corpo, embora em certos casos o termo “espírito” seja acrescentado.
Tanto a alma como o espírito são colocados em contraste ao corpo para
significar a parte incorpórea do homem. Existe, porém, uma distinção entre alma
e espírito. A alma é empregada para expressar a imortal parcela moral do ser humano,
e é usada algumas vezes para significar “pessoa”, como no versículo em Gênesis
46:26 que diz: “Todas
as almas que vieram com Jacó
ao Egito”. “Oito almas se
salvaram” (1
Pe 3:20).
“A alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18:4). A palavra hebraica
normalmente traduzida como “alma” é “nephesh”. Em muitas passagens ela é
traduzida “vida”, como em Jonas 1:14: “...
não
pereçamos
por causa da vida deste homem”. No Novo Testamento a mesma palavra
grega é usada tanto para alma como para vida: “Porque
aquele que quiser salvar a sua ‘vida’
(ou ‘alma’) perdê
la á,
e quem perder a sua ‘vida’ (ou ‘alma’) por amor de mim, achá
la á.
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua ‘alma’ (ou ‘vida’)? ou que dará
o homem em recompensa da sua ‘alma’
(ou ‘vida’)?”. A alma, distinta do espírito, é onde
se encontram os apetites e desejos. O homem rico disse: “E
direi à
minha alma: Alma, tens em depósito
muitos bens para muitos anos: descansa, come, bebe e folga” (Lc 12:19).
Naquela noite sua “alma”
foi pedida. A salvação da alma não pode ser separada da salvação da pessoa. O
espírito é distintamente a parte mais elevada do homem. Ele identifica a consciência,
a individualidade, e distingue o homem das criaturas inferiores na criação.
Deus soprou nas narinas do homem o sopro da vida, e assim o homem foi colocado
num relacionamento com Deus, e não pode ser verdadeiramente feliz separado
dele, tanto na existência presente como eternamente.
As mesmas palavras usadas
no original hebraico e grego para “espírito” são também as que são usadas constantemente
para o Espírito de Deus ou Espírito Santo, sendo também usadas para anjos, no
sentido de espíritos, e para os espíritos maus. A Palavra de Deus é afiada e
capaz de dividir a alma e o espírito de um homem, embora possa não ser fácil
para a mente humana perceber esta divisão. O apóstolo rogou pelos
Tessalonicenses para que tanto o espírito (o qual é provavelmente mostrado como
o lugar em que Deus opera) como também a alma e o corpo pudessem ser santificados.
(1 Ts 5:23). Na epístola aos Hebreus lemos dos “espíritos” dos justos aperfeiçoados;
seu lugar é com Deus por meio da redenção.
A palavra ali significa,
aparentemente, a pessoa separada do seu corpo. Havendo o cristão recebido o Espírito
Santo como uma fonte de vida em Cristo, ele é exortado a orar com o espírito,
cantar com o espírito, andar no Espírito, de forma que em alguns casos torna se
difícil distinguir entre o Espírito de Deus e o espírito do cristão.
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