domingo, 11 de junho de 2017

ESTUDO: Como é o Jejum que a Bíblia Ensina



Um dos versículos mais claros acerca do jejum está na pergunta que o Senhor faz aos judeus: Quando jejuastes e pranteastes no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, jejuastes vós para mim, mesmo para mim?(Zc 7:5). Creio que o jejum para o Senhor não é aquele em que deixamos de comer, ou fazer qualquer coisa, para termos mais comunhão com ele, mas exatamente o contrário. Creio que é ter tanta comunhão com ele que tudo o mais passa para o segundo plano, inclusive o comer.

 Lendo Isaías 58 você verá que o jejum verdadeiro é o despojar se de si mesmo. Em todo caso, o jejum verdadeiro é algo tão íntimo que se uma pessoa contasse a você como ela faz o jejum, já não seria um jejum sincero, pois o próprio Senhor disse: Porém tu, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto. Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em oculto; e teu Pai, que vê em oculto, te recompensará(Mt 6:17,18). Portanto, desconfie da sinceridade daqueles que proclamam aos quatro ventos que estão jejuando. Deus não instituiu um jejum na Lei dada aos israelitas. 

O primeiro jejum que aparece na Bíblia é o de Moisés, quando subiu ao monte para receber as tábuas da Lei, ficando quarenta dias e quarenta noites sem comer. (Êx 34:28) E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.O jejum de Moisés, e também de Elias em 1 Reis 19:8, significava uma separação da vida normal da carne para estar com o Senhor e dedicar-se exclusivamente a ele.

 (1 Rs 19:8) Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.O primeiro jejum coletivo foi em Juízes 20:26 e foi decorrente da humilhação vinda do fracasso e da derrota. (Jz 20:26) Então todos os filhos de Israel, e todo o povo, subiram, e vieram a Betel e choraram, e estiveram ali perante o SENHOR, e jejuaram aquele dia até à tarde;A ímpia Jezabel também decretou um jejum em nome de seu marido Acabe, nas cartas enviadas ao povo, para dar um ar de religiosidade ao homicídio que estava prestes a cometer, mostrando que o jejum também pode estar conectado a atos de impiedade.

 (1 Rs 21:9-10) E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.O primeiro jejum condicional, ou seja, do tipo em que se faz algo para se buscar o favor de Deus, foi em 2 Crônicas 20:3 quando Jeosafá proclamou um jejum em todo o Judá por causa da iminência de um ataque das forças inimigas.

 (2 Cr 20:3) Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá.Ao que tudo indica, apesar de não ter sido instituído na Lei, era um costume entre o povo de Israel e o próprio Senhor fala do jejum em uma passagem: (Mc_9:29) E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.

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