terça-feira, 16 de maio de 2017

ESTUDO: As Profecias do Rei Davi.



Após a morte de Moisés e a ocupação da Terra Prometida pelos judeus, as profecias sobre o Messias cessaram por centenas de anos. Uma nova série de profecias sobre o Messias surgiu durante o reinado de Davi, um descendente de Abraão, Jacó e Judá, o qual governou a nação hebraica há mais de mil anos A.C. Nestas novas profecias são reveladas as propriedades Real e Divina de Cristo. Deus prometeu a Davi, através dos lábios do profeta Natã, estabelecer um Reino Eterno no Personagem de 

Seu Descendente:"Esse Me edificará uma casa, e firmarei o Seu trono para sempre. Eu serei Seu Pai e Ele será Meu Filho" (1Crôn.17:12-13).

Esta profecia sobre o Reino Eterno do Messias é comparada com uma série de profecias, as quais discutiremos mais minuciosamente. Para entender e avaliar o significado desta profecia, é preciso no mínimo resumidamente, se familiarizar com a vida do Rei Davi. O rei Davi tendo sido sagrado por Deus como rei e profeta, foi o protótipo do mais Alto Rei e Profeta — Cristo.



Davi era o filho mais novo de uma família numerosa, de um pastor pobre chamado Jessé. Quando o profeta Samuel enviado por Deus foi à casa de Jessé, a fim de sagrar o rei de Israel, ele pensou em sagrar um dos filhos mais velho. Porém o Senhor revelou ao profeta que o filho mais novo, ainda um garoto, Davi, fora escolhido por Ele para este importante serviço. Então, em obediência a Deus, Samuel derramou o óleo sagrado sobre a cabeça do filho mais novo, realizando com isto a unção para o trono. À partir deste momento, Davi recebeu a sagração de Deus; o messias. Mas Davi não se estabeleceu imediatamente como dirigente de fato. Davi ainda tinha pela frente, um longo caminho de provações e perseguições injustas, por parte do então rei Saul, que tinha um forte ódio por ele. A razão desse ódio era a inveja; porque Davi quando jovem derrotou o anteriormente invencível filisteu gigante Golias, com uma pequena pedra e uma funda e obteve com isto a vitória para o exército hebreu.
"E as mulheres dançavam, cantando e dizendo: Saul matou mil e Davi dez mil" (1Sam.18:7).
Somente a forte fé em Deus o Intercessor, ajudou Davi a suportar todas as inúmeras perseguições e perigos, aos quais ele estava sujeito por parte de Saul e seus servos, no decorrer de quase 15 anos. Caminhando durante meses pelo selvagem e impenetrável deserto, o rei Davi muitas vezes, desabafava sua tristeza com Deus em salmos inspirados. Com o tempo, os salmos de Davi tornaram-se elemento essencial e de embelezamento nos ofícios religiosos, tanto do Antigo como do Novo Testamento.
Tendo subido ao trono em Jerusalém após a morte de Saul, o rei Davi tornou-se o mais notável rei, jamais visto como governante em Israel. Ele reunia em si, muitas qualidades valiosas: o amor pelo povo, a justiça, a sabedoria, a coragem, e o mais importante, uma forte fé em Deus. Antes de decidir qualquer questão política , o rei Davi sempre orava fervorosamente, pedindo compreensão. Davi recebia ajuda do Senhor em tudo e seus 40 anos de reinado foi abençoado com grande sucesso, tanto na política interna como externa.
Contudo ele não escapou de severas provações. Sua maior mágoa foi a revolta militar, chefiada por seu filho Absalão, o qual desejava tornar-se rei antes do tempo. Nessa ocasião Davi experimentou todo o amargor da ingratidão infame e a traição de muitos de seus súditos. Porém, como nos tempos de Saul, a fé e a esperança em Deus o ajudou. Absalão morreu sem glória, embora Davi tivesse se empenhado em salvá-lo de todas as maneiras. Davi perdoou também todos os outros rebeldes. Mais tarde ele representou claramente em seus salmos Messiânicos, a revolta sem sentido e traiçoeira de seus inimigos.
Ao mesmo tempo que cuidava do bem estar material, Davi dava muita importância à vida espiritual de seu povo. Frequentemente ele encabeçava comemorações religiosas, trazendo para povo hebreu, sacrifícios a Deus e colocando juntamente seus inspirados hinos religiosos, os salmos. Sendo um rei, um profeta e também em um certo âmbito um padre, o rei Davi tornou-se o protótipo (um modelo), como um precursor do maior dos Reis, Profeta e Sumo Sacerdote, Cristo o Salvador, o descendente de Davi.
A experiência pessoal do rei Davi e portanto o dom poético, com o qual ele foi dotado, lhe deram a oportunidade de descrever o caráter e a façanha do futuro Messias na série toda de salmos, com precedente clareza e vividez. Por exemplo, em seu 2o salmo, o rei Davi profetizou a hostilidade e revolta contra o Messias por parte de Seus inimigos. Este salmo está escrito na forma de um diálogo entre três entidades: Davi, Deus o Pai e o Filho de Deus, sagrado pelo Pai para o Reino. Aqui estão os principais trechos deste salmo:
Rei Davi: "Por que se embraveceram as nações, e os povos meditaram coisas vãs?
Os reis da terra sublevaram-se, e os príncipes coligaram-se, contra o
Senhor e contra o Seu Cristo."
Deus Pai: "Eu ungi o Meu Rei em Sião, Minha montanha é santa."
Filho de Deus: "O Senhor disse-Me: "Tu és Meu Filho, hoje Eu Te gerei."
Rei Davi: "Abraçai a boa doutrina para que o Senhor não se ire, e não pereçais fora
do caminho da justiça" (Salmo 2:1-2, 6-7, 12).
O que é mais marcante neste salmo é a verdade, aqui revelada pela primeira vez, que o Messias é o Filho de Deus. O Monte Sião, sobre o qual estavam o Templo e a cidade de Jerusalém, simboliza o Reino do Messias, a Igreja.
Davi descreve ainda, em vários salmos subsequentes, a respeito da Santidade do Messias. Por exemplo, no salmo 44, Davi dirigindo-se a chegada do Messias exclama:
"O Teu trono, ó Deus, subsistirá por todos os séculos; o cetro do Teu Reino é cetro de retidão. Amaste a justiça, e aborreceste a iniquidade; por isso o Teu Deus Te ungiu, ó Deus, com óleo de alegria, de preferência aos Teus companheiros" (Salmo 44:7-8).
Mostrando a diferença entre as Faces em Deus; entre o Deus que unge e o Deus ungido; a profecia especificada, dispunha um fundamento para a fé na Tríade (havendo três hipostáticas Pessoas).
O salmo 39, aponta no Antigo Testamento, a insuficiência de sacrifícios para a remissão (perdão) dos pecados humanos e dá testemunho dos próximos sofrimentos do Messias. Neste salmo o Próprio Messias fala, através dos lábios de Davi:
"Não quiseste sacrifício nem oferenda, mas deste-Me ouvidos perfeitos. Também não pediste holocausto pelo pecado. Então Eu disse: Eis que venho; está escrito de Mim na cabeceira do livro: Em fazer a Tua vontade, Deus meu" (Sal.39:7-9).
Para o sacrifício de redenção do Messias, será dedicado um capítulo à parte. Aqui, nós só queremos mencionar, que de acordo com o Salmo 109 o Messias não é apenas o Sacrifício, Ele é o Sacerdote oferecendo o sacrifício a Deus; oferecendo a Si Próprio. No salmo 109 aparece novamente os pensamentos fundamentais do salmo 2, sobre a Divindade do Messias e a hostilidade contra Ele. Porém nele são adicionados vários novos fragmentos de informações, como por exemplo, o nascimento do Messias, o Filho de Deus, o Qual é retratado como um acontecimento pré-eterno. Cristo é eterno, assim como Seu Pai.
"Disse o Senhor (Deus Pai) ao Meu Senhor (Messias): Senta-Te à Minha direita, até que ponha os Teus inimigos por escabelo de Teus pés... Contigo está o principado no dia da Tua força,... Jurou o Senhor, e não Se arrependerá: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec" (Salmo 109:1-4).
(Conforme explica o apóstolo Paulo, Melquisedec foi o protótipo do Filho de Deus, o eterno sacerdote (Gên.14:18; Veja Hebreus 7).
O salmo 71 apresenta-se como um hino de louvor ao Messias. Neste salmo vemos o Messias em Sua Glória total. Esta Glória se realizará no final dos tempos, quando o Reino Messiânico triunfará e o mal será exterminado. Aqui temos vários versículos deste salmo cheio de alegria.
"... e adorá-Lo-ão todos os reis da terra; todas a nações O servirão; porque livrará o pobre do poderoso, e o indigente que não tem quem lhe valha. Seja Seu nome bendito pelos séculos; o Seu nome existe antes do sol. Serão benditas Nele todas as tribos da terra; todas as nações O glorificarão" (Sal.71:11-12, 17).
O Reino do Messias será comentado mais a fundo, no Apêndice. Para que o leitor possa ter noção de como são vastas e detalhadas as profecias sobre o Messias nos salmos, citaremos a lista destas profecias pela ordem de seu conteúdo:
Sobre a Vinda do Messias —— Salmos 17, 49, 67, 95, 97
Sobre o Reino do Messias —— Salmos 2, 17, 19, 20, 45, 65, 71, 109, 131
Sobre o Sacerdócio do Messias —— Salmo 109
Sobre os Sofrimentos, Morte e Ressurreição do Messias —— Salmos 16, 21, 30, 39,
40, 65, 68, 98
Sobre Judas o Traidor—— Salmos 40, 50, 108
Sobre a Ascensão de Cristo ao Céu —— Salmo 68
Sobre Cristo, o Fundamento da Igreja —— Salmo 117
Sobre a Glória do Messias —— Salmo 8
Sobre o Juízo Final —— Salmo 97
Sobre a Herança, Paz Eterna dos Justos —— Salmo 94.
Para podermos entender os salmos proféticos, precisamos lembrar de que tanto Davi, quanto outros grandes homens justos do Antigo Testamento, representavam o protótipo de Cristo. É por esta razão que muitas vezes, quando Davi escreve na primeira pessoa do singular, como se ele falasse de si próprio, na realidade os salmos não se referem a Davi, mas eles dizem respeito a Cristo. Por exemplo: sobre o Sofrimento no Salmo 21 ou sobre a Glória (Ressurreição dos Mortos) no Salmo 15.

Desta maneira, as profecias Messiânicas de Davi, relatadas em seus salmos de inspiração divina, apresentaram fundamentos para a fé no Messias, como o verdadeiro e coexistente Filho de Deus, Rei, Sacerdote das Alturas e Redentor da Humanidade. A influência dos salmos na fé dos judeus do Antigo Testamento, era particularmente grande, graças à ampla utilização dos mesmos, na vida particular e nos ofícios religiosos do povo hebreu.

fatheralexander

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