A tradução literal de Young diz: “Jesus answered and said to him, `Verily, verily, I
say to thee, If any one may not be
born from above, he is not able to see the reign of God” (Jo 3) O “nascer
de novo” da maioria das traduções em português é, literalmente, “nascer do alto”
ou de Deus.
É um nascimento
espiritual, como o Senhor explica depois: “O que é nascido da carne é carne, e
o que é nascido do Espírito é espírito” vers. 6. Veja que é “nascido do Espírito”
com maiúscula, ou seja, um nascimento espiritual, do alto ou de Deus, por obra
do Espírito Santo (o “vento” no vers. 8). O diálogo vai mais adiante mostrar
que o Senhor está falando de coisas espirituais e Nicodemos está entendendo errado
como coisas terrenas (nascimento natural).
O nascimento espiritual ou do alto é
mostrado também como um “nascer da água e do Espírito”, que muitos entendem
equivocadamente como o batismo cristão. Não, para entender que “água” é essa,
precisamos recorrer a Efésios 5:26: “purificando-a
com a lavagem da água,
pela palavra”.
Aí “água” refere-se à Palavra de Deus. Entendo que o novo nascimento seja o recebimento
da vida de Deus naquele em processo de conversão, e há uma imagem bonita disso
no casamento de Caná
, quando o vinho acaba e o Senhor manda os servos (figura
do Espírito Santo) encherem os vasos de pedra (figura do ser humano) com água
(figura da Palavra). Aí o Senhor faz o milagre e transforma aquela água em
vinho (figura de vida em sua associação com sangue e alegria em Sl 104:15). Em
suma, a obra do Espírito é fazer alguém ser preenchido pela Palavra de Deus
para que essa pessoa receba vida. Por quê? Oras, porque “estando
nós
ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo” (Ef 2)
Sua
outra pergunta diz respeito a Romanos 7, o que é, não só a experiência do apóstolo
Paulo, mas de todo aquele que é nascido de novo. A referência a ter sido o último
mandamento o que tocou a consciência de Paulo está no fato de ter sido ele irrepreensível
segundo a justiça que há na lei, pelo menos na prática daquilo que nos
justifica diante dos homens, ou seja, as obras. Mas naquilo que só Deus vê, o
apóstolo não podia considerar se irrepreensível. E podemos tomar Romanos 7:7
como uma confissão, não apenas dele, mas de todo aquele que é nascido de novo.
Conseguimos manter uma boa aparência exterior, como pessoas que estariam
guardando os mandamentos, mas, pergunto, conseguimos deixar de cobiçar? Conseguimos
impedir um pensamento pecaminoso? Não, pois quando resolvemos impedi lo é
porque já ocorreu.
Quando uma pessoa toma contato com a Palavra de Deus, o Espírito
Santo atua nesta pessoa dando lhe vida. Este é o nascimento do alto, ou o
nascer da água (da Palavra, e não o batismo — compare com Efésios 5:26) em João
3 ou da semente incorruptível (Palavra) em 1 Pedro 1:23. Um homem nascido de novo,
embora salvo, ainda não está completamente liberto. É aí que lhe vem a consciência
de pecado e de sua incapacidade de cumprir a lei de Deus, descobrindo que há,
dentro de si, uma nova criatura que é incompatível com sua carne ou seu velho
homem.
A libertação completa ocorre em Romanos 7:24, quando reconhece que
carrega consigo um corpo de morte e que necessita de alguém para livrá lo. A descoberta
de sua completa salvação e libertação dá se no versículo 25 e a compreensão
disso no capítulo 8.
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