terça-feira, 23 de maio de 2017

ESTUDO: Como celebrar a Ceia do Senhor?



No seu aspecto prático, a Ceia do, Senhor é celebrada na Mesa do Senhor (1 Co 10:21) que é, por sua vez, cuidada por homens comuns e fracos como nós, mas que o fazem com a autoridade dada pelo próprio Senhor. Portanto, exercendo essa autoridade, somos responsáveis e exortados a julgar  se aqueles que vão estar à mesa estão limpos. Isso não significa examinar o coração, que deve ser feito pelo próprio participante (1 Co 11:28), mas examinar o testemunho exterior daqueles que se dizem irmãos (1 Co 5:11). 



Participante (1 Co 11:28), mas examinar.o testemunho exterior daqueles que se.dizem irmãos (1 Co 5:11)..Sendo assim, um visitante não é.admitido à Ceia (embora possa.assisti la), pois cremos que a.assembleia (igreja ou reunião dos.irmãos) deve cuidar para que haja.separação do mal na mesa do Senhor..Nunca sabemos se um visitante é.realmente convertido ou, se o for, está.vivendo em pecado. Aquele que deseja.participar da Ceia fará o seu pedido, o.qual será levado ao conhecimento da.assembleia..Após um período de oração e.observação quanto à idoneidade da.pessoa, no sentido de não estar.conectada com pecado moral,.doutrinário ou eclesiástico, ela é.

convidada a tomar o seu lugar e.participar dos símbolos (o pão e o. vinho) em memória do Senhor..Reunimo-nos aos domingos, o primeiro.dia da semana, ou dia do Senhor, para a.celebração. Sentamo nos no salão de.reuniões, tendo uma mesa ao centro onde.se encontram o pão (um só pão — 1 Co.10:17) e o cálice de vinho. Há liberdade.do Espírito Santo (2 Co 3:17), e logo.algum irmão sugere um hino, em seguida.outro faz uma oração, outro traz algum.versículo ou uma oração de gratidão,.etc..

É evidente que não há uma ordem.específica ou pré determinada para as.coisas acontecerem, pois o Espírito.Santo é quem dirige tudo. Há, porém, um.horário para começar e terminar (este.aproximado por razões óbvias) que é.previamente estabelecido (ou “ligado”).pelos irmãos, sendo aceito pelo próprio.Senhor e ligado no céu (Mt 18:18)..

Então algum irmão, que sentir isto em.seu coração, se levanta e, dirigindo se à.mesa, dá graças pelo pão e, partindo o,.dá o aos irmãos que vão passando de.mão em mão, tirando um pedaço e.passando adiante até que todos os que.participam da Ceia tenham comido..Então o irmão dá graças pelo vinho e.passa o cálice, o qual, da mesma.maneira, passa por todos que dele.bebem..Aqui em Limeira costumamos fazer uma.coleta no mesmo dia, tendo os irmãos.separado em casa o dinheiro, quando um.saco de pano passa de mão em mão.(somente para os que estão à mesa, ou.seja, os que participam da Ceia). O.dinheiro assim coletado é utilizado para.as necessidades dos santos e para a obra.do Senhor..A Ceia é terminada com mais alguns.hinos e orações, e, eventualmente, por.algum irmão trazendo uma palavra.conectada com o tema da morte de.Cristo. Mas isto não é necessário, uma.vez que a Ceia não é exatamente uma.reunião para ministério da Palavra, e.sim para louvor e adoração. Tudo é feito.na mais perfeita ordem..Você perguntou se existe um dirigente..Na verdade existe um dirigente, mas este.é o Espírito Santo. E existe um motivo.para estarmos juntos, o qual é o Senhor..É tudo muito simples quando nos.sujeitamos ao Senhor e à sua Palavra..Os homens nos dirão que é impossível,.mas o Senhor tem demonstrado o.contrário..


Respondendo à sua pergunta sobre o.vinho, é vinho mesmo. Não havia vinho.“não alcoólico” na época, pois a única.maneira de se guardar o suco de uva é.pela pasteurização ou então pela.fermentação. Como Pasteur ainda não.havia nascido o processo era da.fermentação. Seria muita ingenuidade.acreditarmos que onde fala vinho.devemos ler suco de uvas, pois se fosse.assim, teríamos que ler Efésios 5:18.“não vos embriagueis com o suco de.uva”, o que não faz sentido..Quando o Senhor fala vinho, é vinho.mesmo. Evidentemente de uma.qualidade diferente ou mesmo com um.diferente teor alcoólico do vinho que.conhecemos, e isto se deve à qualidade.da uva e ao processo empregado na.época para a fermentação. Mas mesmo.que fosse tudo diferente, ainda assim a.fermentação do açúcar contido na uva.(seja ela qual for) produz álcool..O vinho era fermentado em odres,.recipientes formados por pele de.animais com seus orifícios fechados. A.pele era cheia com o suco de uva e.deixado a fermentar. 

Com a fermentação.e a consequente produção de gás, a pele.se dilatava aumentando de tamanho,.dando a entender que o suco já havia.fermentado. A pele só podia ser.utilizada uma vez para fermentar o.vinho, pois perdia sua elasticidade. Esta.é a razão do Senhor dizer que vinho.novo devia ser colocado em odres.novos, caso contrário o odre se.romperia..Quanto ao pão, não vejo necessidade de.ser sem fermento. 

O fermento é um tipo.do pecado. Porém o versículo em 1.Coríntios 5:8 não está se referindo ao.tipo de pão utilizado na Ceia, mas ao.estado das pessoas, sem o fermento da.maldade, etc., mas celebrando com os.“asmos” da sinceridade e da verdade..Quanto ao pão utilizado na Ceia, ele é.uma figura do corpo de Cristo e creio.que um pão fermentado faz o seu papel.perfeitamente..

Precisamos nos lembrar de que o pão, à.semelhança de Cristo, recebeu o.fermento (símbolo do pecado), mas.passou pelo fogo (símbolo do juízo)..Não é a qualidade dos símbolos.utilizados na Ceia que importa, mas o.seu significado. Se o que está sobre a.mesa é reconhecido pelos presentes.como pão e vinho, está resolvido o.problema: todos poderão olhar para os.símbolos e lembrar-se do Senhor morto,.o vinho separado do pão assim como na.morte o sangue está separado do corpo...

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